A única certeza nas histórias (e na Vida) é a Mudança!

Mudança.

Transformação.

Provavelmente o elemento mais central de toda história, e o que faz com que algo se conecte dentro de nós com a história. Tem que haver alguma Mudança, ou transformação, geralmente do protagonista…
Um brinquedo com medo de dividir o Amor da sua criança com a chegada de um novo brinquedo (Toy Story) , que se transforma e aprende que amizade e amor não tem limites…
Ou um arrogante e entediado repórter que precisa transformar suas atitudes para que possa ser feliz e amado (O dia da Marmota)…

Sim, há histórias em que o protagonista não muda mas os outros personagens mudam por causa dele! Ele tem algum valor ou atitude que inspira ou “obriga” os outros a mudarem. Como em Wall-e. Ele é o mesmo bom, ingênuo e amável robô no início e no final do filme. Mas repare na Eva, nos humanos, nos outros robôs ao longo do filme. Até o Mundo muda. Ou Katniss Everdeem em Jogos Vorazes..

Existem autores que defendem que muitos filmes de aventura, onde nem o protagonista muda, nem o antagonista, não são bem histórias no sentido de provocar alguma reflexão interna de nossos valores ou atitudes, ou transmitir algum conhecimento como ocorre nos Mitos e nas parábolas religiosas…são apenas situações muito emocionantes do ponto de vista da ação física e, geralmente, acompanhado da descoberta de algum mistério…

Outra mudança possível é quando o protagonista acaba fazendo escolhas que o levam para, digamos, o fundo do poço, e algo em seu interior é corrompido. Darth Vader é um bom exemplo, principalmente nos filmes 1,2 e 3 de Star Wars…

Outro exemplo espetacular é Michael Corleone em O Poderoso Chefão…repare como no início do filme ele, um herói de guerra, na parte ensolarada da festa de casamento de sua irmã, enquanto a parte mafiosa está dentro da casa, no escuro, fazendo suas conversas com membros da comunidade…

Mas fatos e escolhas fazem com que ele se torne um gângster como o lado da família que ele rejeitava no início da história…

Mudança é a chave pois tudo que vivemos está relacionado com mudanças. Dia e Noite. Nascer, viver e morrer. Por isso, culturalmente, marcamos nossas histórias de vida com rituais de passagem, de mudança. Nascimento, crescimento, casamento, Morte.

Por isso pense bem sobre quais mudanças sua história trata? Qual é o tema? Quem muda? O Protagonista? Os outros? Essas mudanças são os famosos ARCOS DOS PERSONAGENS, e falaremos mais deles nos próximos posts…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *